A INOVA+ participou na reunião de arranque do projeto YEIP (Youth Empowerment and Innovation Project) que teve lugar a 10 e 11 de abril em Londres, Reino Unido.

A reunião foi liderada pelo IARS e teve como objetivo não só conhecer os 19 parceiros do projeto, como também iniciar a primeira fase do projeto que inclui a pesquisa de temas como juventude, radicalização e prevenção política nos 8 países participantes. Os resultados desta pesquisa serão publicados num e-book, no próximo ano.

Theo Gavrielides, Diretor do IARS e Coordenador do Projeto, enfatizou que o YEIP tem uma abordagem baseada nos jovens única com o objetivo de construir uma medida política não só para os países participantes, como também para outros países europeus.

Este projeto será desenvolvido em 4 ambientes: online, escolas, universidades e instituições para jovens em risco, contando também com a colaboração de investigadores e autoridades públicas dos países participantes.

O projeto está maioritariamente estruturado em 4 Work Packages científicos:

  1. Fase de Investigação que tem como resultado a produção de um e-book. Os capítulos serão produzidos nas línguas nativas com sumários executivos em Inglês e um capítulo comparativo também em Inglês.
  2. Recolha de Informação através de investigação qualitativa em todos os países participantes para testar as hipóteses que surgiram na fase de pesquisa e criar uma ferramenta como produto final. O material de formação também será produzido como parte do toolkit de prevenção para decisores políticos e profissionais da área.
  3. Fase de Teste para o modelo e ferramenta e um piloto para os resultados através de testes de campo em todos os países participantes.
  4. Inquérito online para permitir a triangulação quantitativa por toda a UE. Dois inquéritos serão criados: um para jovens, outro para os profissionais.

No primeiro dia da reunião os parceiros receberam a visita de Simon Chambers, (Erasmus+, Agência Nacional do Reino Unido, British Council) e Miro Fernandez (SALTO Cultural Diversity), para uma apresentação sobre “Juventude e Extremismo: Um recurso para profissionais na área da juventude”. Ambos descreveram brevemente o seu Pacote de Recursos recentemente publicado. A abordagem com base nos recursos utilizada pelo YEIP foi elogiada, identificando os jovens como recursos, em vez de riscos.

O segundo dia foi dedicado a uma sessão de trabalho sobre a fase seguinte do projeto, levantando questões sobre a definição de radicalização e as componentes diferentes que este termo pode envolver na diversidade dos países participantes. Os parceiros também discutiram a metodologia a implementar para elaborar o seu capítulo, de modo a harmonizar a pesquisa e produzir dados comparáveis. Entre outros tópicos técnicos, os investigadores demonstraram a sua preocupação em relação à acessibilidade dos jovens nas escolas, e à abordagem cautelosa a ser tomada ao trabalhar com este público.

Parte desta primeira fase consistirá na organização por todos os países participantes de um seminário de um dia com a participação de decisores políticos, professores, estudantes, Autoridades Públicas, e outros stakeholders relevantes, de modo a apresentar os resultados preliminares da pesquisa.

A reunião de arranque foi também uma oportunidade para apresentar o website do projeto, www.yeip.org, onde as atividades e resultados relacionados com a implementação deste projeto de 3 anos serão reunidos e destacados.

Para saber mais sobre o projeto clique aqui
Para mais informação sobre os parceiros do projeto clique aqui

 rodape noticia

Para mais informação sobre este projeto, por favor contacte-nos por e-mail: aurelie.delater@inovamais.pt