Com enquadramento internacional, o projeto Sparkling Grey visa desenvolver, com as PME dos sectores do metal e têxtil, estratégias de recursos humanos inovadoras e ajustadas que, destinadas a colaboradores seniores, foquem as questões multigeracionais e do envelhecimento e que promovam a melhoria das competências de gestão de carreira.

Porque são estes recursos importantes para as PME do setor do Metal e do Têxtil?

Porque se traduzem em melhorias na sua empresa a vários níveis, incluindo:

  • Reforço da capacidade de diretores e gestores de recursos humanos para um melhor aproveitamento do potencial de uma força de trabalho sénior e multigeracional, para a retenção de colaboradores seniores talentosos e para a preparação de planos de reforma.
  • Envolvimento dos colaboradores seniores em oportunidades de aprendizagem flexíveis, que fomentem as suas competências de gestão de carreira, incentivem colaborações com os colaboradores mais jovens e aumentem a sua motivação e satisfação.
  • Acesso a um conjunto de recursos tais como i) ferramenta de avaliação para apoiar as PME na identificação de estratégias de gestão de RH; ii) toolkit para empresas para apoiar na integração efetiva de estratégias em ambientes de trabalho multigeracionais; iii) toolkit para colaboradores seniores para apoiar as decisões de carreira, o desenvolvimento de competências e os processos de reforma; iv) guia “on-the-job” com atividades práticas para promover as interações entre diferentes gerações (reduzindo a barreira da idade) e a transferência de conhecimento dentro das PME.

 

A INOVA+ quer convidá-lo a fazer parte do conjunto de empresas que vão beneficiar em primeira mão destes recursos e ter oportunidade de participar numa experiência com cariz Europeu.

Estamos neste momento a analisar as necessidades das PME (gestores, gestores de RH e colaboradores seniores) e estamos a promover o preenchimento de questionários para sinalizar as prioridades e as necessidades das empresas do sector do Metal e do Têxtil.

As PME que participem no preenchimento dos questionários serão selecionadas para as fases seguintes do projeto, sendo ativamente envolvidas no desenvolvimento e teste dos diferentes recursos, num processo de codesenvolvimento.

Questionário para Gestores de Empresas, Gestores de Recursos Humanos disponível aqui.

Questionário para colaboradores disponível aqui.


O projeto Sparkling Grey é financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Erasmus+. Saiba mais sobre o projeto aqui.