Num mundo cada vez mais competitivo e globalizado, é clara a importância que os sistemas de educação e formação representam na estratégia económica e social dos vários Estados-Membros. É fundamental para a produtividade das empresas e da economia, a existência de um capital humano rico. O sistema Dual torna-se assim preponderante pois intervém decisivamente nas empresas através da formação, desenvolvendo-se com um único propósito: a inserção de pessoas qualificadas em processos produtivos.

DualVET. Assim se chama a iniciativa Europeia que pretende transferir para Espanha e Portugal as práxis do sistema dual existente na Alemanha e Áustria e sensibilizar assim as PME Portuguesas a implementar este sistema de formação profissional com elevado sucesso. Para tal, as diversas entidades que colaboram ativamente no projeto DualVET, em Portugal representado pela INOVA+, desenvolveram um guia detalhado destinado às pequenas e médias empresas com orientações claras e práticas em diversas matérias, tais como legislação em matéria de formação profissional, dicas importantes para a preparação e condução de sessões de formação nas próprias empresas e exemplos de boas práticas. Complementarmente, o guia apresenta ainda uma secção com orientações úteis e dicas para formar os futuros formadores em contexto de empresarial em competências transversais necessárias para a implementação deste sistema, nomeadamente a comunicação, gestão de tempo e gestão de equipas.

Uma vez que o sistema Dual apenas faz sentido em comunidade, a iniciativa DualVET propõe-se ainda a criar e animar uma rede de conhecimento Europeia cujo objetivo é servir como um ponto de referência para todos os atores (empresariais ou centros de formação profissional) envolvidos na formação profissional. Em detalhe, a rede DualVET visa criar uma comunidade de especialistas, empresas, associações comerciais ou instituições de formação profissional interessadas no sistema de aprendizagem dual, tendo como objetivo primordial a sensibilização das empresas, decisores políticos e a sociedade em geral para a importância da formação profissional em contexto de trabalho.

Pretende-se com a rede DualVET juntar todos os principais atores envolvidos na formação dual (ou em sistemas de formação em regime de alternância), tais como Câmaras de comércio e indústria, empresas de formação profissional e PME para a transferência de conhecimento, experiências e boas práticas. (mais informações aqui).

 

O projeto DualVET reúne parceiros de diferentes países tais como Portugal, Espanha, Alemanha e Áustria, e é liderado em Portugal pela INOVA+, uma consultora portuguesa de inovação.

 

Na opinião de Eurico Neves, CEO da INOVA+

A implementação do sistema de aprendizagem em regime de alternância no contexto empresa tem impacto a nível da competitividade e produtividade empresarial. A par do seu potencial enquanto ferramenta de recrutamento de trabalhadores qualificados, a formação em contexto empresarial favorece a atualização de competências face às necessidades das empresas, promovendo a inovação e qualidade nos processos de qualificação dos recursos humanos.

Para mais informações, por favor contactar:

Marta Pinto | marta.pinto@inovamais.pt