Ao fim de 2 anos, o projeto GREENS MATCH (http://greensmatch.eu/) termina e é com um grande entusiasmo que, em nome da parceria, a INOVA+ apresenta os principais produtos desenvolvidos.
O objetivo principal desta iniciativa é contribuir para reduzir a distância entre a educação/formação de competências verdes e o emprego sustentável através da cooperação, inovação e das boas práticas. Para atingir este fim, foram produzidos 15 roteiros para 15 ocupações verdes, em quatro países diferentes – Espanha, Grécia, Portugal e Alemanha.
Para concretizar este objetivo, a parceria desenvolveu uma metodologia de trabalho que incluiu várias fases (listadas abaixo), cada uma delas independente da seguinte, com a exceção do desenvolvimento dos roteiros, que beneficiou dos resultados de todas as fases.
– Identificação de programas, iniciativas e medidas para o desenvolvimento da economia verde a nível nacional – compilados no Relatório do Estado da Arte (disponível em Inglês);
– Identificação das necessidades do atual mercado de trabalho verde, em particular num conjunto de 15 empresas e 15 ocupações verdes selecionadas – os resultados foram sistematizados no Mapa das Necessidades do Mercado de Trabalho Verde (disponível em Inglês);
– Identificação e organização da oferta de educação/formação relacionada com as necessidades identificadas nas empresas/ocupações verdes selecionadas – catálogo resumido no Mapa da Oferta de Competências Verdes (disponível em Inglês);
– Identificação de boas práticas no que se refere à aproximação entre as competências promovidas e as necessidades do mercado de trabalho no sector verde – estes exemplos de casos de sucesso são descritos no Relatório de Benchmarking Estratégico (disponível em Inglês);
– Criação de 15 roteiros para atender às necessidades nas ocupações verdes identificadas – estes documentos estratégicos, Roteiros das Ocupações Verdes, são o principal resultado do projeto (disponíveis em todas as línguas da parceria, incluindo Português).
Estes recursos constituem um interessante contributo para a aproximação da oferta educativa/formativa às necessidades do mercado de trabalho verde, representando um bom ponto de partida para futuras análises e recomendações que impulsionem a economia verde.
A INOVA+ gostaria de agradecer o valioso contributo dado pelas 3 empresas Portuguesas envolvidas no projeto: Fio Dourado, Gelpeixe e Mendes Gonçalves.