Decorreu nos dias 5 e 6 de Julho em Salzburgo, Áustria, nas instalações da Universidade de Salzburgo a quinta reunião do projeto LLAF – Life Long Learning in Applied Fields cujo enfoque esteve na apresentação dos resultados preliminares das sessões de teste piloto dos manuais produzidos.

Os manuais temáticos que serviram de base às ações piloto versam sobre a aprendizagem ao longo da vida e metodologias e ferramentas que podem contribuir para que os alunos de hoje, profissionais de amanhã, desenvolvam estratégias e hábitos de aprendizagem contínua. Os manuais focam os temas: Learning to know, Learning to do, Learning to live together e Learning to be (aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser).

Nas instituições parceiras do projeto as ações piloto incidiram na inclusão de algumas metodologias e ferramentas desenvolvidas nos currículos existentes, permitindo a alunos e professores testarem-nas em ambiente educacional.

A INOVA+, por seu turno, promoveu uma ação piloto de uma das metodologias em contexto real de trabalho, testando dessa forma uma ferramenta de base educacional em contexto de trabalho como forma de apoiar a fase de transição de recém licenciados para o mundo do trabalho. Desta forma foi promovido uma ação piloto tendo por base a metodologia VaKE – Values and Knowledge Education, em que colaboradores da empresa foram convidados a resolver um dilema real (resultante de um problema real do dia-a-dia) seguindo a abordagem proposta pelo modelo.

Os resultados preliminares foram apresentados e discutidos na reunião de Salzburgo e permitem-nos aspirar a utilizar, no futuro, esta e outras metodologias de suporte a processos de aprendizagem ao longo da vida em contexto real de trabalho.

Para mais informações sobre o projeto e sobre os próximos eventos, por favor consulte a página web do projeto em http://tempus-llaf.sapir.ac.il/, ou contacte-nos através de email (pedro.costa@inovamais.pt)

 

noticia llaf