O Programa Erasmus+ apoia o “Projeto de Inovação e Capacitação de Jovens (YEIP)”, que tem como objetivo conceber e testar um modelo de políticas de prevenção para combater a marginalização e radicalização da violência entre os jovens na Europa. Em colaboração com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, a INOVA+ irá desenvolver em Portugal as atividades previstas ao longo dos três anos de projeto.

Esta iniciativa arrancou em 28 de fevereiro e conta com 20 parceiros europeus, incluindo ministérios, autoridades públicas locais, universidades e ONG, localizadas no Reino-Unido, Grécia, Chipre, Itália, Polónia, Suécia, Roménia e Portugal. O Instituto IARS, do Reino-Unido, assume a coordenação geral deste projeto piloto.

Ao reconhecer a urgência de mitigar a radicalização da violência, o projeto YEIP pretende dar voz aos mais jovens (particularmente marginalizados e excluídos), ao abordar concretamente as raízes da radicalização dos comportamentos violentes e os desafios que se apresentam no atual contexto social e económico. Em vez de encarar os jovens como fatores de risco, a equipa de investigadores do projeto pretende promover o talento dos mais vulneráveis e desenvolver identidades positivas.

A INOVA+ irá colaborar com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, chegando às escolas do concelho, onde irá entrevistar jovens refugiados e mulheres em risco de radicalização, com o objetivo de conhecer as suas perspetivas e de criar novos modelos de política social. O intuito é incluir jovens na produção de políticas preventivas, para garantir um impacto real neste público.

Os jovens envolvidos irão trabalhar em conjunto com os investigadores do projeto, e com as autoridades regionais e nacionais, para elaborar e testar estratégias efetivas de prevenção. O projeto YEIP disseminará os seus resultados pelos stakeholders regionais e nacionais, procurando sensibilizar as autoridades públicas e outros atores chave.

A primeira reunião deste projeto terá lugar em Londres, em abril, onde serão apresentadas oficialmente as atividades do projeto.

Os Parceiros do YEIP:

Autoridades públicas: Reino-Unido: The Home Office, Grécia: Ministério do Meio-Ambiente, Energia e Mudança Climática, Common Benefit Enterprise for Services of Neapolis Sykies, Chipre: Município de Engomi, Itália: Região de Ligura, Portugal: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Polónia: Miasto Stoleczne Warszawa, Suécia: Lansstyrelsen I Kalmar Ian, Roménia: Conselho Nacional de Combate à Discriminação, Ministério de Educação, Investigação, Juventude e Desporto.

Investigadores: Greece: Family and Child Care Center, Cyprus: Centre for Advancement of Research and Development in Education, Italy: Anziani e non solo, Portugal: Inovamais, Poland: Stowarzyszenie Interwencji Prawnej, Sweden Linne Universitetet, Romania Fundatia Schottener Servicii Sociale, Khulisa, Buckinghamshire New University.

O projeto YEIP surge em resposta à Call for proposals EACEA No 34/2015 Key Action 3: Support for policy reform – Initiatives for policy innovation – [European policy experimentations in the fields of Education, Training and Youth led by high-level public authorities]. Este projeto é cofinanciado (Contrato n.° 2016-2927 /9).

Para mais informações: Aurélie Delater, Gestora de Projetos na INOVA+, aurelie.delater@inovamais.pt, +351 229 397 131.

Homepage do projeto: http://www.iars.org.uk/content/youth-empowerment-and-innovation-project-yeip