A INOVA+ marcou presença no dia 9 de maio de 2017 no primeiro Open Day organizado pelo Porto4Ageing – Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável do Porto, do qual é membro. Este evento consistiu numa oportunidade para cada membro do Porto4Ageing fazer uma breve apresentação da sua organização e das iniciativas em prol da melhoria da qualidade de vida da população sénior.

ana e gil

Representada por Gil Gonçalves e Ana Solange Leal, a INOVA+ apresentou o seu posicionamento no domínio da saúde, referenciando um conjunto de iniciativas Nacionais e Europeias em que está envolvida.

© foto Universidade do Porto

  • AgeingWell Network: rede transnacional de atores envolvidos no sector da saúde que procura facilitar a integração de soluções TIC no mercado e a colaboração entre todos os intervenientes na cadeia de valor.
  • Nortexcel 2020: Centro de Excelência e Inovação em Dispositivos Médicos da Região Norte – orientado à mobilização de atores-chave nas áreas da saúde, investigação e desenvolvimento de produtos/soluções.
  • NetCare Shirt: sistema para monitorização contínua de bio-sinais, baseado em sensores vestíveis.
  • TSBank: sistema baseado em redes de confiança – partilha conhecimentos, competências e experiências da população sénior em plataforma de pesquisa de serviços/soluções para o público em geral.

Esta tem sido uma área de clara aposta da INOVA+ nos últimos anos à escala Europeia e a prova disso é o seu papel ativo como membro da Parceria Europeia de Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA), no grupo de ação C2 – Desenvolvimento de Soluções Interoperacionais para uma Vida Independente, estando a cargo da coordenação do sub-grupo C2.5 dedicado ao desenvolvimento de novos modelos de negócio baseados em soluções interoperacionais.