A promoção de uma economia mais competitiva e amiga do ambiente foi o mote lançado no evento CASI que reuniu cerca de 40 participantes em representação de empresas, universidades e sociedade civil.

No passado dia 5 de maio, a INOVA+ organizou um workshop dedicado à apresentação e promoção da iniciativa Europeia CASI (“A Participação Pública no Desenvolvimento de um Quadro-Comum de Avaliação e Gestão de Inovação Sustentável”), que investiga o impacto da inovação sustentável enquanto fenómeno societal. Esta iniciativa, que se encontra agora na sua fase final de implementação, adota uma perspetiva holística, considerando os efeitos da inovação sustentável num nível social e tecnológico e envolve diferentes intervenientes desde empresas, universidades, centros de investigação, organizações de sociedade civil e política e os cidadãos em geral na construção de ferramentas úteis de avaliação e gestão de processos de inovação sustentável.

O evento, que teve lugar na Porto Design Factory e contou com cerca de 40 participantes, pretendeu apresentar e debater um conjunto alargado de conceitos, metodologias e ferramentas – incluindo um curso de formação – sobre inovação sustentável enquanto veículo de excelência no processo de transição para uma economia de baixo carbono e eficiente em recursos. Estes materiais, desenvolvidos pela parceria que reúne mais de 30 peritos em matérias de inovação, sustentabilidade e ambiente (das quais se destaca a INOVA+ em Portugal), estão disponíveis, gratuitamente, em www.casi2020.eu

Para mais informação sobre esta iniciativa, por favor contacte-nos por e-mail: marta.pinto@inovamais.pt

casi evento final noticia