INOVA+ leva cinco alunos portugueses a participar na primeira semana de formação transnacional sobre Empreendedorismo Social sob o projeto europeu Claim Your Future

No âmbito do projeto Claim Your Future, irá decorrer de 12 a 17 de fevereiro uma semana de formação transnacional dirigida a estudantes do ensino profissional e universitário, que conta com a colaboração da INOVA+ enquanto parceira do projeto.

A formação irá decorrer em Leeuwarden, Holanda, e conta com a participação de estudantes oriundos de 4 países – Holanda, Portugal, Espanha e Alemanha. Foi também nesta cidade que se realizou a Kick-off Meeting (reunião de arranque do projeto) entre 5 e 7 de novembro de 2017, na qual a INOVA+ se fez representar. O objetivo desta formação passa por envolver os estudantes com empreendedores sociais da região através de workshops e apresentações que possibilitam alargar os conhecimentos e melhor lidar com desafios sociais.

Este é o primeiro de três eventos de formação transnacional que a INOVA+ irá envolver estudantes portugueses no âmbito deste projeto. Em 2019 haverá a segunda semana de formação no Reino Unido e, em 2020, a última semana de formação transnacional será organizada pela INOVA+, ocorrendo em Portugal. Ao longo deste projeto, está previsto o envolvimento de aproximadamente 144 estudantes (24 deles portugueses).

O Projeto Claim Your Future ambiciona inspirar estudantes a orientar a inovação e a mudança na sua região de forma a tornarem-se modelos a seguir pelos seus pares. Para tal, estimula-se a independência económico-financeira destes jovens a partir do desenvolvimento de novas competências como a liderança pessoal e a mentalidade empreendedora, sempre com o sentimento de pertença a uma sociedade inclusiva. Assim, os estudantes são colocados na liderança, sendo a inovação iniciada e executada pelos mesmos.

Com o apoio do Programa ERASMUS+ da União Europeia, Ação-Chave 2: Cooperação para a Inovação e Boas Práticas, o projeto Claim Your Future iniciou-se em setembro de 2017, tendo uma duração de 3 anos. A INOVA+ junta-se ao consórcio constituído por 6 parceiros europeus, entre os quais escolas profissionais, universidades de ciências aplicadas e organizações sem fins lucrativos oriundas de Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Lituânia e Holanda.

Para mais informações sobre o projeto, por favor contactar Ana Neves através do endereço de e-mail: ana.neves@inovamais.pt.