Decorreu no passado dia 29 de novembro, uma conferência organizada pela INOVA+ e pela Mentortec em parceria com a EPROMAT – Escola Profissional de Matosinhos, onde se debateu a importância da ativação, valorização e retenção de talentos nas escolas e nas empresas.

O evento pretendeu apresentar e debater um conjunto alargado de metodologias, ferramentas e conceitos que valorizam o desenvolvimento de competências e ativam os talentos, nos dois contextos referidos. Neste evento, a INOVA+ e a Mentortec tiveram a oportunidade de demonstrar algumas iniciativas de âmbito internacional em que estão envolvidas e que representam boas práticas de inovação educativa.

Na sessão “Valorizar e Reter Talentos nas Empresas” foi apresentado o projeto BGame, que visa incentivar os gestores e empreendedores a explorarem as suas  competências de gestão estratégica através de jogos virtuais, o projeto Wings4Sucess, que tem como objetivo desenvolver e testar um programa de formação para empresas no âmbito da aprendizagem intergeracional e o projeto HipAir, que pretende desenvolver um conjunto de ferramentas inovadoras que fomentem a adoção de práticas de trabalho de alto rendimento (PTAR) no local de trabalho.

Adicionalmente, na sessão “Estimular e Ativar Talentos nas Escolas” expôs-se o projeto CARMA que procura promover a introdução novos modelos de ensino-aprendizagem e métodos colaborativos nas escolas através de uma abordagem inclusiva que promova a interação, a criatividade e a aprendizagem recíproca entre professores e alunos.

Todas as apresentações poderão ser consultadas aqui. Para mais informações sobre o evento contacte-nos.